Pérola

Pérola

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Família Nicoletti em Alto Paraná
























A família Nicoletti teve grande participação na formação e desenvolvimento do município de Alto Paraná. Vindos do Rio Grande do Sul, do município de Ijuí, os irmãos Nicoletti marcaram uma história e deixaram o legado positivo na consolidação e no progresso da região. Cito o Cuca Nicoletti, que era uma pessoa aguerrida e dedicada ao trabalho. Madeireiro e agropecuarista, ainda teve forças e coragem para sair, nos idos da década de 1970, do Norte do Paraná e se embrenhar para o Norte do país, mais precisamente na cidade de Jaru, no Estado de Rondônia, trazendo consigo um locomóvel e maquinários, implantando uma serraria no meio da selva. Atualmente, seus filhos continuam na mesma cidade, o que incentivou seu sobrinho Osvaldo Nicoletti, que havia sido prefeito em Alto Piquirí, no Paraná, a transferir residência para Jaru. Osvaldo, juntamente com sua esposa Elza Marconi fundou a Nicomar, empresa de expressão em Rondônia. Além disso, atualmente é proprietário de serraria, cerâmica, empresa de reflorestamento, loja de materiais de construção e agropecuarista. O Ernesto Nicoletti foi uma pessoa simples e portador de bom caráter, tranquilo nas suas ações, tendo se dedicado ao ramo do comércio em Alto Paraná. O Otávio Nicoletti foi um empreendedor que legou a seus filhos exemplo de vida, os quais continuam implementando as mesmas ações iniciadas por seu pai. Teodoro Nicoletti, pessoa séria e de poucas palavras, foi audaz e enfrentou, no início, o árduo trabalho de motorista de caminhão, com seu FNM, realizando frete para várias regiões do país. Quando, por longa temporada viajava, quem assumia o comando da família era a dona Alzira Nicoletti, descendente de alemã, mulher que aceitava desafios e com muita dedicação ostentou a criação e a formação de seus seis filhos, transmitindo bons exemplos de vida e a melhor forma digna de comportamento humano. Mulher notável e que foi vitoriosa ao transmitir aos seus herdeiros que somente com muito trabalho, honestidade e comportamento digno é que se forja uma pessoa respeitável. Teodoro instalou a serraria Ijuí em Maristela e ali, juntamente com seu filho Paulo, iniciou uma nova atividade de trabalho, tendo adquirido mais tarde terras rurais em Alto Paraná e São Carlos do Ivaí. Sua conduta de vida e seu jeito simples e correto foi a marca e exemplo seguido pelos seus filhos. O Alberto Nicoletti, seu filho, seguiu o exemplo de seus pais e com tenacidade ao labuto permanece em Alto Paraná no ramo madeireiro até os dias de hoje. Ao lembrar os grandes bandeirantes e pioneiros de Alto Paraná deverá sempre ficar registrada a página positiva da família Nicoletti, seres humanos intrépidos e de coragem que deverão servir de exemplo às futuras gerações.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bares de Entretenimento de Alto Paraná
























Os bares e locais de diversão e entretenimento mais frequentados, numa determinada época em Alto Paraná, eram o Bar e Sorveteria Líder, excelente local para uma rápida gastronomia. Havia bons aperitivos e lanches de qualidade, doces e bebidas. O bar do Luiz Volpi era muito visitado, principalmente em razão do excelente campo de bocha que era bem conservado. As bolas eram levadas por ele que preparava a cancha com bastante zelo. Por muitas vezes ali nos divertimos, além de ser um ótimo esporte físico. O Luiz Volpi era uma pessoa de poucas palavras, mas portador de bom caráter e muito correto nas suas ações. Sua esposa e seus filhos o ajudavam constantemente na tarefa de atender seus clientes. O point principal de encontro da maioria das pessoas de Alto Paraná era sem dúvida o Bar Estrela. Tudo lá acontecia, era a boca maldita da cidade. À noite e principalmente aos finais de semana a frequencia aumentava, rolava todo o tipo de comentário, discussões acaloradas sobre política, esporte, música e acontecimentos sociais. Com a lembrança de muitos fatos de quase três décadas que residi na cidade voltam as recordações das reuniões vividas no Bar Estrela, das conversas nas mesas sobre as calçadas, dos banquinhos em que deglutávamos os saborosos pães ao molho de carne moída, acompanhados do guaraná “Garoto”. Recordo ainda da mesa de pimbolim e de sinuca que ficavam nos fundos do bar e os carteados de baralho. O Bar Estrela está na mente e na lembrança de várias gerações que ali muito se alegrou e se divertiu, quem sabe, inspirados no próprio nome, representava nossos sonhos de uma juventude que se sentia eterna.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Banda Municipal de Alto Paraná





















No governo do prefeito Athos de Melo Sá foram adquiridos os instrumentos para a formação da banda musical de Alto Paraná, havendo sido contratado o maestro Antônio Fechio, cunhado do Luiz Carlos Alborguete, musicista de amplo domínio e conhecimento das partituras. Fechio reuniu pessoas da zona rural e urbana interessadas em integrar a banda e sob o seu comando a dirigiu com muita competência. Nos inúmeros eventos cívicos, acontecimentos sociais importantes da região, reuniões religiosas e esportivas, destacava-se o som alegre e contagiante que muito animava os encontros. Por muitos anos a banda foi destaque e marcou uma época. Após a saída de Antônio Fechio assumiu o Hamilton Jeremias que muito se esforçou para dar continuidade ao projeto iniciado anos atrás. Nas épocas dos carnavais o Hamilton dividia a banda e seus integrantes animavam as festas nos vários clubes da região. A banda de Alto Paraná deixou um legado positivo para sua sociedade, tornando as solenidades mais festivas nos mais importantes encontros cívicos e sociais. Alto Paraná, por sua natural tradição na formação de bons músicos, deverá ter a melhor banda musical do norte do Paraná. Basta efetivar um bom projeto o qual poderá ser integralmente financiado pela Lei Rouanet, conforme prevê a norma de incentivo fiscal federal, resultando no estímulo e ao desenvolvimento artístico e cultural através do aperfeiçoamento e da busca de informações da história e cultura da música. Utilizando este arrojado projeto terá como escopo um melhor meio de comunicação entre os seus componentes na integração com toda a sociedade. Desta forma terão o estímulo de propagar e difundir o surgimento de bons músicos. Tenho conhecimento que atualmente o prefeito Cláudio Golemba dá especial atenção à formação musical dos jovens em Alto Paraná, com a banda Tom Maior e a fanfarra do Projeto Piá.