A data de 27 de fevereiro de 2011 foi significativa para o município de Paranavaí e toda a região do Noroeste do estado do Paraná. Foi o dia em que o Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva completou 40 anos da sua inauguração. Lá se foram quatro décadas que nos fazem relembrar fatos que ensejaram a construção deste espaço que registrou acontecimentos marcantes na vida e na história de muitas pessoas.
Distante, residindo em Porto Velho/RO, tenho acompanhado durante décadas a história e os diversos acontecimentos do Parque e me senti também homenageado.
Relembro de pessoas ilustres como Carlos Bergamini, Dionísio Assis Dal-Prá, Vitorino Obata, Paulo Pimentel, Nelson Leal, Alypio Aires de Carvalho, Aldo Silva Junior, Wilson Figueiredo Fortes, Andrade Carlos Moreira, que foi autor do projeto, Luizinho Donida, Edmar Luiz Cordeiro, Marcos Moreira, Geraldo Longo, entre tantos.
A inauguração do Parque culminou com uma exposição marcada entre os dias 27 de fevereiro e 7 de março de 1971. Antes desta data, na condição de Presidente da Câmara Municipal de Alto Paraná, recebi a visita do Deputado Wilson Figueiredo Fortes que me formulou convite para participar da sua inauguração.
Na data aprazada, ou seja, 27 de fevereiro de 1971, saí de Alto Paraná, na companhia do Deputado Wilson Fortes e fomos até a entrada de Paranavaí, próximo à patrulha rodoviária. Assisti a banda tocar, balões no ar e a inauguração do Parque com toda sua bela festividade alusiva ao início da programação da exposição. Cumprimentei o Prefeito Dionísio Dal-Prá que foi o principal idealizador e que muito lutou para que o Parque de Exposição fosse construído. Estavam presentes o Governador Viriato Parigot de Souza, o Deputado Estadual Benedito Pinto Dias, o Ministro do Paraguai Ernandes Bertoni e a Miss Paranavaí Neuza Maria Volpato.
Assim nascia o Parque de Exposição Agropecuário de Paranavaí que deu uma grande contribuição no desenvolvimento regional e possibilitou, além do congraçamento, o lazer de seus habitantes, uma visível demonstração da sua pujança do campo agropecuário, comercial e industrial, além da sua evolução tecnológica.
Tive a oportunidade de conhecer animais da raça nelore na fazenda do Oscar Martinez e José Carlos Martinez, havendo adquirido vacas registradas (PO) da raça e bois reprodutores, filhos de Carbat e Schumacher.
Desde a sua inauguração, quando ainda residia em Alto Paraná, participei todos os anos do encontro festivo no Parque. Divertíamos muito nas noites alegres daquele espaço até que transferi residência para Porto Velho/RO.
Mesmo aqui residindo retornei em 1988, na companhia do Prefeito de Porto Velho Thomas Correia e do Secretário de Saúde de Rondônia Dr. Sérgio Carvalho, para participar da exposição daquele ano, tendo estado na reunião da AMUMPAR, na época, presidida pelo Prefeito Arlindo Troian.
Na abertura da Exposição, encontravam-se o governador Álvaro Dias, Carlos Bergamini, Rubens Felippe, o Prefeito Benedito Pinto Dias, José Carlos Gomes de Carvalho (Secretário da Indústria e do Comércio do Paraná).
O pecuarista Jafer Felício Jorge, proprietário do Haras Três Fronteiras, reuniu na XVII EXPOFAPA os maiores criadores de cavalos da raça mangalarga do Brasil, ocasião em que foi apresentada uma demonstração de cavalos de pura linhagem.
Lá estavam Gilberto Fagundes, Fernando Bueno dos Santos, Francisco Diniz Junqueira, Badih Haidan, Clodoaldo Antonângelo, José Osvaldo Junqueira, Eduardo Benedito Marchi e Marcos Prochê.
Compareci novamente na Exposição de Paranavaí em 1990, na companhia do Governador de Rondônia Jerônimo Garcia de Santana e do Vice-Governador Orestes Muniz. Na abertura estava o Governador Álvaro Dias, o Deputado Federal Dionísio, Assis Dal-Prá, o Deputado Federal Paulo Pimentel, o Senador José Richa e o Ministro Deni Schwartz.
Ao completar 40 anos de sua existência, no dia 27 de fevereiro de 2011, desejei me associar com toda a população de Paranavaí pela importante e histórica data festiva, transmitindo meus parabéns por este dia marcante que registrou acontecimentos importantes para a agropecuária, a indústria e o comércio de toda a região Noroeste do Estado, identificando a pujança e o seu progresso.
Parabenizei, também, especialmente seus idealizadores e todos aqueles que, com suas parcelas de contribuição, tornaram possível a existência do Parque de Exposição de Paranavaí durante todos estes anos.
Certamente, este importante espaço servirá, ainda, por dezenas de anos como encontro de muitas gerações, mostrando a potencialidade de um povo que construiu, com muito trabalho e competência, uma economia das mais ricas e desenvolvidas do Estado do Paraná.
Tadeu.
ResponderExcluirSuas fotos de Alto Parana sao dignas de um destaque historico e documentario ao municipio, espero que a Cultura municipal faca um bom proveito desse arquivo. Grande Abraco.
Jane
Querida Jane, infelismente não aproveitaram muito nenos fizeram para dignificar o belo trabalho cheio de dedicação do nosso hoje saudoso amigo Tadeu Fernandes. Parece que a cultura aqui é coisa do passado. Valeu, Tadeu Fernandes, pena que sua cidade não reconheceu um filho muito querido.
ResponderExcluirMerecidamente reconhecido o apelo e a resposta acima.
ResponderExcluir